quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Reprodução

A maturidade sexual nas chinchilas ocorre por volta dos 4/6 meses de idade, á excepção do veludo preto que só ocorre aos 8 meses. Apesar de as chinchilas atingirem a matiridade sexual cedo, só se deve acasalar-las com cerca de 8/9 meses.Os machos atingem a maturidade sexual mais cedo, por volta dos 4 a 5 meses. A idade ideal para a reprodução de chinchilas é por volta dos 8 meses. A ovulação das chinchilas ocorre durante 28 a 30 dias, e o cio das fêmeas ocorre durante 5 dias.O período de gestação é de cerca de 111 dias.Cada ninhada pode ser de 1 até 6 crias, mas o normal são 2. Geralmente quando são mais de 2, podem morrer algumas.

A fêmea quando entra no cio, pode não se perceber, algumas ficam com um inchaço na vagina e a vagina fica vermelha.
Uma fêmea grávida, não se nota, a não ser que a ninhada seja de mais de 3 crias.Em ninhadas inferiores a 2 crias, apenas se nota pelo peso da fêmea.Os machos por norma geral costumam ser pais dedicados, e ajudam bastante na criação, mas por vezes querem logo voltar a acasalar com a fêmea, pois depois de a fêmea parir, ela volta a ficar com o cio. Se reparar que o macho quer acasalar outra vez com a fêmea, retire-o da gaiola, se ele ajudar a fêmea a cuidar das crias, pode deixa-lo estar.Eu aconselho a retirar o macho sempre, para evitar novas ninhadas e ajudar a fêmea a descansar do parto. Pode voltar a coloca-lo de volta na gaiola 10 dias depois.
Depois do cruzamento, que costuma ocorrer durante a noite, a fêmea passadas umas 3h/4h larga uma espécie de tampão ( Stopper), para evitar mais fecundações indesejadas e também para assinalar que os espermatozóides do macho fecundaram os óvulos.
A fêmea quando vai parir, geralmente anda mais sonolenta e deita-se sempre geralmente de lado.

Se quer fazer criação, deixo aqui alguns conselhos:
- Comprar um casal novinho, com mais de 6 meses de idade, de preferência um casal que já se tenha visto ou cheirado, mas irmãos não! Também pode ser um casal que nunca se tenha visto, tem é de fazer a própria apresentação dos mesmos e ver as reacções.
- Se já tiver um casalinho, e eles tiverem em gaiolas separadas, experimente fazer uma aproximação das gaiolas para ver as reacções deles, se não forem agressivos, pode junta-los (atenção á idade das chinchilas em questão).

Cuidados a ter durante a gravidez:
- Comprar um suplemento vitamínico para a fêmea, os de colocar na água são os mais usados (Ex. Verselle-laga Opti Vit, entre outros).
- Aumentar a dose de alimento diário da fêmea.
- Aumentar a dose de alfafa.

A fêmea quando vai parir, geralmente procura um sítio calmo e plano, e começa a emitir uns sons característicos e a lamber muito a vagina. Por consequência das lambidelas, o saco rompe-se e as crias começam a nascer, uma de cada vez. A fêmea para retirar as crias, puxa-as com os dentes. Se presenciar o parto, deve separar imediatamente o macho, pois logo após o nascimento da 1ª cria, ele tentará acasalar com ela e se alguma cria estiver no caminho dele, ele poderá ficar agressivo com ela e magoa-la.As crias quando nascem, vêem cobertas de sangue e a fêmea limpa e seca imediatamente as crias e aconchega-as, depois de dar á luz todas as crias, a placenta sai e a fêmea come-a, pois é rica em nutrientes. Se houver sangue no litter, a fêmea provavelmente irá comer o litter.

Cuidados a ter depois da gravidez:
- A fêmea costuma parir de madrugada, se reparar que a sua fêmea pariu, deve retirar a areia do banho da gaiola, se a lá tiver ou se não tiver a banheira dentro da gaiola (o que eu conselho), deve parar os banhos de areia durante uns 3 a 4 dias para prevenir infecções vaginais á fêmea, o macho pode continuar a tomar banhos de areia.
- Comprar um suplemento vitamínico para a fêmea, os de colocar na água são os mais usados (Ex. Verselle-laga Opti Vit, entre outros).
- Com as brincadeiras nocturnas, a fêmea pode magoar as crias, por isso aconselho a arranjar um abrigo para as crias, de preferência uma casinha maior.
- Verificar se todas as crias estão ao pé da mãe e quentes, se estiverem um pouco longe, aproxime-os, e se for preciso aqueça um pouco a cria, mas atenção, a fêmea pode rejeitar a cria por manuseamento humano, embora nas chinchilas os casos sejam raros, pode acontecer.

Aconselho também a levar a fêmea ao veterinário antes e depois de ela parir, para verificar se está tudo bem com ela, e com as crias.

Informações sobre as crias:
- A partir do 10º dia as crias começam a trincar alfafa e ração;
- As crias mamam durante 60 dias aproximadamente;
- Passados 60 dias do parto, as crias já se alimentam sozinhas, mas antes de separar as crias dos pais, deve verificar se elas se alimentam mesmo sozinhas, se reparar que não, não as separa ate verificar que se alimentam sozinhas.

As crias já nascem com pêlo em todo o corpo e de olhos abertos.
Nos primeiros dias, resista á tentação de pegar na/as cria/as, para evitar problemas com a fêmea.por vezes, as crias travam lutas, muito violentas até, podendo resultar vários ferimentos e ate mesmo a morte, pelo leite da mãe. As crias podem ferir a mãe, e por consequente ela mata-os, dada a dor e o desconforto.As crias aprendem a tomar banho de areia imitando os pais.As crias podem tomar banhos de areia, a partir do tempo que a mãe também já possa.

Cuidados a ter com as crias:
- Verificar se a fêmea após o parto os secou.
- Verificar se as crias estão quentes e se necessário aqueça-os
- Não dar guloseimas aos filhotes nas primeiras semanas de vida, dar apenas após o primeiro mês, pois pode trazer complicações como gases e diarreias que podem matar as crias numa questão de horas ou dias
- Verificar se a gaiola tem espaços por onde a cria possa escapar e se existem pontas afiadas ou sítios onde a cria se possa magoar
- Controle a quantidade de comida que dá as crias, pois possuem estômagos pequenos e enchem com muita facilidade
- Se for preciso alimente a cria com leite próprio, se verificar que a fêmea não tem leite suficiente ( se isto acontecer, terá de alimentar a cria de 2 em 2 horas, dia e noite, se não encontrar leite próprio, pode usar leite para gatos recem nascidos )- verifique se a cria tem a barriga cheia, não demais, nem de menos
- O desmame deverá ocorrer entre os 45 a 60 dias após o parto

- O Artigo pode sofrer actualizações, se as mesmas ocorrerem, será colocado aqui um aviso -

Texto escrito por: Rúben Mexia

70 comentários:

  1. BOM DIA, COMPREI UM CASAL DE CHINCHILAS CINZENTAS À 12 ANOS, APAIXONEI-ME POR ELAS E AO LONGO DESTES ANOS TENHO DIVULGADO ESTE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO E DADO BASTANTES FILHINHOS A AMIGOS E FAMILIARES.
    SEMPRE FORAM MUITO FELIZES, COM MUITO ESPAÇO, BRINCADEIRA E SEMPRE, SEMPRE COMIDA ADEQUADA Á SUA ESPECIE.
    NO MÊS PASSADO A FÊMEA FALECEU (PENSO QUE DE VELHICE E EXCESSO DE PARTOS), NESTE MOMENTO O MACHO ENCONTRA-SE MUITO TRISTE E SOLITÁRIO.
    GOSTARIA DE LHE DAR UMA FÊMEA, MAS ACTUALMENTE SÃO MUITO CARAS.
    SERÁ QUE ALGUEM TEM UMA PARA LHE FAZER COMPANHIA.
    ANABELA BRANCO
    bela_branco@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem chinchila no mercado livre por 200 reais

      Eliminar
  2. Olá anabela

    Dependendo da zona de onde é, posso ver se consigo arranjar alguma chinchila para adopção, ou então posso dar-lhe o e-mail de criadores, que vendem a preços baixos, cerca de metade do que se encontram nas lojas, e com mais qualidade, e tambem com historial.
    Se quiser saber mais informações, mande me um e-mail sff
    triple_x_ruben69@hotmail.com
    Assine como anabela sff para eu saber quem é ;)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho um casal de chinchila e não reproduzem há mais de 2 anos estão numa caio lá específica de chinchila de 3 andares excelente alimentação e não procriam
      tem que ter algo para estimular a procriação?
      dr.monge@igual. com.br

      Eliminar
    2. tenho um casal de chinchila e não reproduzem há mais de 2 anos estão numa caio lá específica de chinchila de 3 andares excelente alimentação e não procriam
      tem que ter algo para estimular a procriação?
      dr.monge@igual. com.br

      Eliminar
  3. Bom dia
    Acho que a Anabela esqueceu-se de dizer, onde mora e pelo que entendo de net é Brasileira.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de aparecer muitos textos a dizer que as chinchilas tem as crias normalmente na madrugada, as minhas teimam em ter as crias por volta das 11h da manhã.

    ResponderEliminar
  5. pfpr penso que isso possa depender dos horários a que as chinchilas estejam habituadas, como deve saber, as chinchilas habituam-se muito bem aos orarios dos donos, e podem assim, "adormcer" mais tarde, dou por exemplo a minha, que nas ferias passou a acordar lá para as 5/6h da tarde e a "ditar-se" as 9h da manha.
    Neste momento ela só acorda lá para as 7h da noite e deita-se por volta das 10/11h.
    Mas desde já deixo um agradecimento por ter partilhado essa informação conosco ;)
    è util para postar novas informações etc

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. olá, sou Leonardo, comprei uma chinchila bege que está com 3 meses completos, tentei destinguir o sexo dela, porém o espaço entre o orgão sexual e o anus não é pequeno, nem grande. Há outro jeito de destinguir o sexo de minha chinchila, ou será que eu poderia mandar te uma foto para me dizer se meu novo filho é um menino ou uma menina?
    agradeço!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, tenho um casal de chinchila e acho q eles acasalaram.
    Notei q o orgão dele está prá fora, qnto tempo isso pode durar? Estou preocupada pq ele esta meio triste.
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  8. Ola gostaria de saber onde posso adotar um chinchila macho pois minha femea esta solitaria e chama por outros chinchilas a noite pois vivia com varias outras .

    moro em curitiba,pr
    ps:paguei muito caro na minha chinchila nao quero pagar de novo entaoestou procurando para adotar.
    email:dinofbd@hotmail.com
    só entrar em conraro se tiver uma chinchila paea doar pode ser femea se nao tiver macho. muito obrigado

    ResponderEliminar
  9. só entrar em contato se tiver um chinchila

    ResponderEliminar
  10. olá,eu tenho uma chinchila fêmea e meu amigo tem uma chinchila macho,e eu coloquei minha chinchila com a dele e a chinchila dele subiu na minha mas foi uns três segundos.Queria saber se eles cruzaram,e o macho agora fica na casa dele e ela na minha, se por acaso eles acasalaram tera que juntar a fêmea com o macho.
    Me responda pelo e-mail por favor igor.cardoso.98@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. pode haver cruzamentos entre pais e filhos ou irmaos?

    ResponderEliminar
  12. Boa noite. Chamo-me joana e sou da zona do porto. Conhecem alguém desta zona que tenha chinchilas para venda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana boa noite sou de londrina me chamo graziella a minha chincjila está grávida se vc quiser vou vender vou deixar meu e-mail pra vc grasorianiporto@ gmail.com ou meu cel 043 98726707

      Eliminar
  13. Boa noite , estaria interesada em adoptar uma chinchila sou da zona do porto .
    Os preços das lojas sao demasiados altos se tivesse criadores confiavésis que me pudesse arranjar contacto agradecia .

    morenina_gabanna@hotmail.com

    ResponderEliminar
  14. Olá boa tarde ,

    bem hoje é um dia mt triste para mim , a mh chinchilita branquinha morreu , axo que devido aos anos que ela tinha.

    Estive a ver o preço delsa na nete , mas estão mt caras , demais p o meu bolso.

    Sabe de alguem que tenha alguma para dar ou que venda bem mais barato do que na net ou lojas , sim porque nestas então são bem mais caras....

    Obrigado
    Carla
    carla.lanca.santos@sapo.pt

    ResponderEliminar
  15. Bom dia o meu nome é Cláudia.
    Venho pedir-vos ajuda.
    A minha MInie teve hoje 3 bébes, já li aki k é conveniente por um abrigo na gaiola para a mãma e as crias ficarem mais quentinhas, a minha duvida é a seguinte. Eu uso aparas para o fundo da gaiola ponho também no abrigo? Ponho eu a mãma e as crias dentro do abrigo ou espero k eles vão para lá? Outra coisa vivo na ilha Terceira nos Açores e as lojas de animais que conheço têem muito pouca coisa para chinchilas, onde posso comprar o suplemento vitaminico on-line. Se alguem me poder ajudar agradecia muito. Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, eu gostava de adoptar 2 chinchilas, sou de Viseu, sabe dizer-me se há algum criador por perto ? Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde! eu gostaria de adotar 2 chincilas ou até mesmo comprar mais por um preço bom, por que os preços por ai ta muito caro, eu tive um coelho a algum tempo mais ele morreu por que ja era um senhorzinho e agora gostaria muito de ter uma chinchila se souberem de alguém que queira doar me avisem meu e-mail é alinefsribeiro@gmail.com e sou de sp

    ResponderEliminar
  18. boa tarde. procuro uma chinchila para adoptar, fica aqui o meu e-mail:

    natasha_2112@hotmail.com

    obrigada

    ResponderEliminar
  19. Boa noite, sou doida por animais e trabalho com eles, tenho e sempre tive animais, mas agora apaixonei-me pelas chinchilas, tenho uma fêmea e gostava de ter outra, se houver alguma para adopção, agradeço que me contacte para o meu email: xana.bunny@gmail.com ou 91 273 52 89.Aguardo ansiosa!!

    ResponderEliminar
  20. Bom dia. Eu tenho uma chinchila macho e agora gostava de adotar uma fêmea. Sou da zona de Lisboa e se alguém tiver alguma para doação ou até conheça alguma pessoa que tenha por favor mande me uma mensagem para o email: sara.bernardino2000@gmail.com

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde.A minha joanhinha teve 2 crias ontem as 8h10m tenho ela numa gaiola rasa bastante larga e comprida o chao k pus foi aparas e pus akeles k parecem uns tronkinhos de madeira...gostava k me dessem a vossa opiniao de k devo fazer agora pk estas sao as primeiras crias k ela teve e n sei bem do k se deve fazer...obrigado pela vossa atençao fico a aguardar as vossas opinioes...obrigado

    ResponderEliminar
  22. Eskeci de mencionar o meu mail pois aki fica. luispinto339@gmail.com

    ResponderEliminar
  23. Olá comprei um chinchila macho a 2 anos e meio atrás e foi criado sozinho apenas com meus cuidados e mimos . Semana passada ele faleceu pois um amigo trouxe uma fêmea para cruzá com ele . Coloquei eles juntos na gaiola do macho e ele ficou louco por ela . Porem achei ela um pouco agressiva se defendendo dele. Passaram uns 3 dias os dois na mesma gaiola mais cada um no seu canto . Sempre tive mania de pegar meu chinchila no colo e brincar fiz isso com a fêmea tb. Quando foi domingo passado cheguei em casa e notei que meu chinchila tava moado dai quando foi de madrugada ele esta morto ... fiquei mto mal pois ate agora to tentando entender pq ele morreu pois era cheio de saúde. Será que vc pode me ajudar a entender? Nao quero perder outra chinchila. Agora estou com a fêmea e tenho quase certeza que ela esta grávida.

    ResponderEliminar
  24. Ola boa tarde! tenho uma chinchila macho tipo standart, com 1 ano e 6 meses de idade, fui busca-la à loja com 6 meses, e desde então sempre viveu sozinho na gaiola! gostava de saber se é necessário realmente que o meu bixinho acasale ou se não é prejudicial para a sua saude continuar virgem!

    ResponderEliminar
  25. Boa noite, tenho duas chinchilas bege, macho e femea, comprei outra femea mosaico e queria saber se eles vao se estranhar... o macho tem uns 5 meses e a femea mais ou menos 1 ano, e a que comprei tem 2 meses...
    leandro.fariasantos@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  26. entre irmãos dao se dá o acasalamento ?
    :(

    obrigado !

    ResponderEliminar
  27. gostaria de ter um filhote de chinchila pois me apaixonei por este animal tão lindo se alguém souber de alguém que queira doar um me avise por favor pois eu vi o preço deles e eles estão muito caros

    ResponderEliminar
  28. Gostava de oferecer este mês uma chinchila à minha melhor amiga mas todas as que encontro são super caras. Alguém sabe de uma para adopção? Obrigada!

    ResponderEliminar
  29. eu tenho um familiar que não pode ter mais as chinchilas, são um casal, será que alguem as quer para tratamento responsavel, com muito carinho e amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso tenha ainda m deixa um e-mail. mariliapgarcia@hotmail.com

      Eliminar
    2. Olá sou criador e fiquei muito interessado, ainda teria disponivel? Meu e-mail willbell@ig.com.br.

      Eliminar
  30. Olá, estou muito interessado, ainda as tem?. Meu e-mail willbell@ig.com.br.

    ResponderEliminar
  31. Preciso providenciar um ninho? Como fazer?

    ResponderEliminar
  32. Alguém tem uma chinchila nova para adopção Se sim contacte-me para inesimoes77@gmail.com


    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Tambem quero uma chichila para doacao! Entre em contato comigo.
    obrigada,Cintia.

    ResponderEliminar
  35. Boa noite! Alguém tem, ou conhece alguém, que venda ou doa chinchilas?tenho preferência por criadores, nomeadamente na zona de Lisboa.

    Obrigada,

    CátiaMarques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim , tenho uma chinchila.
      contacte me
      catarina.silva28@hotmail.com

      Eliminar
  36. Gostava de encontrar uma amiga para o meu macho. Se alguém tiver uma menina para adopção contacte este número: 910689908. Obrigado.

    ResponderEliminar
  37. Gostava de encontrar uma amiga para o meu macho. Se alguém tiver uma menina para adopção contacte este número: 910689908. Obrigado.

    ResponderEliminar
  38. Tenho uma chinchila macho branco vendo por 20 eur existe alguem interessad

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Onde você mora ?vou passa meu email para nós falamos melhor Samuel_1999@outlook.com

      Eliminar
  39. Olha moro em são Paulo e queria compra ou adota um chinchila gostei muito desse bixinho e por aki e muito caro compra um . Quem tive ou saber de alguém me avise por favor meu email Samuel_Silva1999@outlook.com

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde.

    Tenho um casal de chinchilas que tiveram uma cria macho. Mas como e a nossa primeira cria queríamos ficar com ela. Alguém me sabe dizer se posso ter 2 machos e uma fêmea juntos ou dois casais juntos?

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde.

    Tenho um casal de chinchilas que tiveram uma cria macho. Mas como e a nossa primeira cria queríamos ficar com ela. Alguém me sabe dizer se posso ter 2 machos e uma fêmea juntos ou dois casais juntos?

    ResponderEliminar
  42. Olá, tenho um chinchila macho ele tem 3 anos e 7 meses ele é cinza e eu gostaria de colocar ele para cruzar. Se alguém se interessar me mande um email luanasoares.biomed@hotmail.com

    ResponderEliminar
  43. Olá, gostaria de adotar uma chinchila para fazer companhia para o meu machinho, pois a fêmea morreu. Meu e-mail é renataalves@usp.br

    ResponderEliminar
  44. Olá, gostaria de adotar uma chinchila para fazer companhia para o meu machinho, pois a fêmea morreu. Meu e-mail é renataalves@usp.br

    ResponderEliminar
  45. Como faço pra saber se a chinchila te mais de cinco anos. E que reproduz ainda.

    ResponderEliminar
  46. Como faço para saber quantos anos tem a minha menina?

    ResponderEliminar
  47. Embora a minha chinchila fêmea ainda seja Pequena ando a tentar informar-me o mais possível.eu não juntei as minhas chinchilas na mesma gaiola,só estão juntas com a minha supervisão na sala . Tenho de as por a viver na mesma gaiola para terem filhotes?

    ResponderEliminar
  48. Olá bom dia tenho um casal de chinchilas e tiveram uma cria na segunda de madrugada e separei o macho delas será que fiz bem condo atingir altura certa vou vender a cria Daniel Oliveira quem tiver entresado 911031803 sou do porto

    ResponderEliminar
  49. Olá...tenho um probleminha...minha chinchila está prenha a ganhar .. porém o filhote não sai..ela sangra muito.. será q está morto ...porém ela não entro em trabalho de parto...o q faço?

    ResponderEliminar
  50. Ola...tenho uma chinchila femea cinza e estou procurando um amacho na cor branca para cruza-la , ela è docil acostumada ao manuzeio e tem 1 ano de vida, so aceito se o macho for branco pois eu ja tenho um macho cinza. Quero cruza-la e ficar com apenas 1 filhote macho ela (a mae) e os outros filhotes eu vou dar pra adocao, eu nao quero ficar com a o casal por causa das crias constantes quero apenas um filhote macho de uma cria dela

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Oi !!tenho uma chinchila com 7 meses a mãe ainda deixa ele ou ela mamar.isso é normal?

    ResponderEliminar
  53. Ola moro em marilia s.p..Meu filho está querendo uma chinchila.Onde encontro para adoçao ou com preço bom.

    ResponderEliminar
  54. Sou de Vitória Es, quero uma chinchila! Alguem tem para doar ou vender?

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde.
    Me chamo Elynelson e tenho um casal de chinchilas, o macho com 4 anos e a fêmea com 2, periodicamente vejo elas cruzando, porém até hoje não deram cria. Alguém tem alguma orientação para me dá?

    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  56. Tenho um casal fêmea mosaico e macho standard ele cruzou com ela e creio que ela terá filhotes quem quiser comprar barato ofereço...contato email: Kisasa@uol.com.br

    ResponderEliminar
  57. Olá, tenho uma chinchila fêmea cor bege (heterobege), filha de mãe cor preta (capa preta e barriga branca) e pai (branco - homozigoto) e estava procurando um macho cor preta, mosaico ou marrom para cruzar.
    A mãe dela faleceu e agora estou com ela e o pai, mas não posso cruzar os dois, para não ter problemas com a genética.
    Então gostaria de cruzar a fêmea bege ou o macho branco.
    e-mail:laila_nunes7@hotmail.com

    ResponderEliminar