terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cuidados Básicos e Necessidades da Chinchila

As chinchilas durante a maior parte do dia dormem e tornam-se mais activas á noite. As chinchilas adoram saltar, por isso preferem gaiolas que sejam mais altas do que compridas ou largas, mas isso não quer dizer que se despreze a largura e a altura da gaiola na compra da mesma.
A altura mínima será cerca de 80cm de Altura, 50cm de largura e 40cm de profundidade e com várias prateleiras para as chinchilas poderem saltar livremente. As gaiolas de coelhos e porquinhos-da-índia não são ideais para uma chinchila, mas isso pode variar dependendo da altura da mesma e a quantidade de chinchilas, uma gaiola de coelho anão com uma boa altura e comprimento suporta bastante bem 1 chinchila. Se for um casal ou duas chinchilas aconselho a comprar uma gaiola maior ou até mesmo fazer uma. Os preços das gaiolas variam, desde 40€ até cerca de 200/300€. A gaiola deve ser colocada no sítio mais fresco da casa e longe de fontes de calor, sol directo e correntes de ar. As gaiolas não devem ter a "rede" pintada, mas isso não quer dizer que não possa comprar uma com rede pintada de branco por exemplo que é o mais usual, apenas quer dizer para evitar as gaiolas pintadas.


A gaiola terá de ter uma boa higiene, por isso terá de ser limpa, pelo menos 1 vez por semana.
Na gaiola deverão constar os seguintes elementos:
Bebedouro de esfera, tacinha da comida (de preferência em metal pois elas roem tudo, e se for de plástico pode haver complicações), um abrigo/casinha para a chinchila se poder "abrigar" durante o dia e dormir descansada, pedra de cálcio para desgastar os dentes e para a chinchila receber uma boa dose de cálcio, porta feno para colocar o feno e a alfafa solta (se optar pela alfafa solta). Atenção as partes plasticas e a objectos feitos de plastico dentro das gaiolas.
A chinchila não toma banho com água, nunca molhe a sua chinchila, dê-lhe um banho com areia, sendo assim deve providenciar um banho diário de areia, numa banheira própria para chinchilas ou ate mesmo num tupperware suficientemente grande para que ela possa lá estar e rebolar-se na areia. Os tempos dos banhos aconselháveis são de 10minutos diários. Nas estações mais quentes, deve-se reduzir o tempo dos banhos para metade, ou até mesmo dar apenas um banho de 10minutos de dois em dois dias, para não secar demasiado a pele da chinchila. Nas estações mais húmidas como o Inverno e o Outono, deve-se colocar também anti-fúngico na areia para prevenir fungos no pêlo, Atenção é anti-fúngico próprio para chinchilas e não fungicida ou outro tipo de produtos.
Como as chinchilas não transpiram, elas removem a oleosidade do pêlo banhando-se em areia própria para chinchilas, que se compra nas lojas de animais. Não dê uma areia que encontrou no chão á chinchila. Durante os banhos, por vezes acontecem alguns "acidentes", as chinchilas podem urinar e defecar na areia do banho, sendo assim deve remover as fezes da banheira o mais rápido possível, e se for urina deve trocar a areia e lavar a banheira.

Na escolha da alimentação para a sua chinchila lembre-se que a chinchila não pode comer comida de coelho ou de porquinho-da-índia, mas sim ração própria para chinchila, pois a chinchila tem um sistema digestivo muito sensível e a sua alimentação deve ser bastante equilibrada. Deve procurar a comida que a sua chinchila comia antes de ir para sua casa, pois uma mudança drástica na comida, pode gerar complicações como diarreia, etc. Existem várias marcas no mercado e varias combinações de comida para chinchilas. Se quiser alterar a ração da sua chinchila, comece por colocar a ração antiga misturada com a nova, mas no inicio, a velha com maior proporções que a nova, e vá aumentando, até que no comedouro apenas fique só a ração nova.
A quantidade de ração diária ronda os 40gramas ou 2 colheres de sopa de ração. Algumas rações trazem doces, como passas de uvas secas, deve retirar essas passas da comida, pois elas comem as guloseimas primeiro, e só depois o resto da ração. Atenção o excesso de guloseimas faz mal às chinchilas, pois elas possuem um sistema digestivo muito sensível, e demasiadas guloseimas podem provocar diarreias que pode ser mortais e outras complicações.

Mas isso não quer dizer que não possa dar um mimo á sua chinchila de vez em quando, pode dar uma uva passa (apenas 2 em cada semana e com dias de intervalo), pode dar um pedacinho de maça do tamanho da unha do polegar (apenas 2 vezes por semana e com dias de intervalo), pode dar snacks próprios para chinchilas que se compram nas lojas de animais, no máximo 3 vezes por semana, e ao mais pequeno sinal que as fezes estão a ficar castanhas claras e moles, deve-se para imediatamente e colocar a chinchila apenas com ração, feno e muita água, para ajudar na diarreia pode também dar 1 tostinha por dia. Neste caso fique atento cerca de 2/3 dias, se a situação se agravar e as fezes começarem a ser muito moles, deve levar a sua chinchila a um veterinário experiente em animais exóticos o mais rápido possível. A cor normal das fezes da chinchila é marrom-escuro, um castanho muito escuro.

As chinchilas também comem feno, feno normal como os coelhos comem, que se vende em qualquer loja de animais, e deve estar sempre á disposição da chinchila pois dá vitaminas á chinchila, alimenta e ajuda a desgastar os dentes.

A alfafa é outro alimento que se deve dar às chinchilas. Eu próprio aconselho cubos de alfafa prensada, um de dois em dois dias, mas também existe alfafa normal “solta” que pode ser colocada de um dos lados do porta feno.

O bebedouro deve conter sempre água e deve ser um bebedouro "conta-gotas". A água do bebedouro deve ser trocada diariamente, tal como a ração que a chinchila não comeu.

Para evitar que a chinchila defeque na comida ou urine, mantenha o comedouro em pouco alto, mas de modo a que a chinchila consiga chegar lá para comer.

Deve limpar o comedouro semanalmente ou se a sua chinchila defecar ou urinar no próprio.





-> Lista de alimentos permitidos às chinchilas:
- Ração especializada (cerca de 30/40gramas por dias, se a chinchila for fêmea e estiver grávida, deve ser aumentada a dosagem);
- Feno, alfafa prensada e alfafa solta (no caso da solta coloca-se junto do feno, no caso da prensada é um cubo de dois em dois dias).
- Uva Passa (No máximo 2 unidades por semana)
- Kiwis (No máximo 1 unidade por semana, o tamanho deve ser do tamanho da sua unha do polegar)- Maça ou pêra sem casca (No máximo 2 unidades por semana, o tamanho deve ser do tamanho da unha do seu polegar)
- Snacks de para chinchila (No máximo 2/3 unidades por semana)

- Pauzinhos de massa ( não em grandes quantidades, apenas um pouco de vez em quando )


-> Alimentos proibidos às chinchilas:
- Rações de coelho, porquinho-da-índia, hamster, rações que não sejam próprias para chinchilas;
- Nozes;
- Alimentos que se costumam dar aos porquinhos-da-índia e outros animais como a alface, milho;
- Leite, queijo, pão, bolachas (apenas se pode dar um pedacinho pequenino de bolachas de agua e sal), amendoins, amêndoas, cenoura;
- Chocolate
- Batatas fritas
- Fruta ou legumes frescos
- Alimentos normais, com açúcares, gorduras em demasia estão proibidos.


Em caso de dúvida, apenas alimente a sua chinchila com os alimentos permitidos, e atenção às guloseimas, que em cima estão a italico.

Cuidado com o feno e alfafa, pois têm tendência a criar mofo e outras coisas parecidas, sendo assim deve ser guardado num local seco e fresco.No fundo da gaiola da sua chinchila deve ter um substrato (litter), os permitidos para as chinchilas são as aparas de madeira que se compram nas lojas de animais (não dê aparas de madeira vindas de carpintarias, pois podem conter produtos tóxicos), rolinhos de madeira prensada (catsbest), e restinhos de maçarocas de milho (corncubs).O substrato deve ser mudado no mínimo de semana a semana.Na limpeza da gaiola, atenção aos produtos químicos, eu aconselho apenas água morna ou bem quente e vinagre, depois bem lavado com água.

Uma das necessidades básicas das chinchilas é poderem roer coisas, pois os seus dentes estão sempre em crescimento, sendo assim deve providenciar brinquedos ou pedacinhos de madeira de pinho não tratado, casca de coco (retire toda a polpa e deixe somente a casca), pedra-pomes e rolos de papel higiénico (desde que sejam de cartão e não sejam pintados).




-> Lista de madeiras proibidas:
- Abeto;
- Ameixa;
- Sequóia Canadense;
- Carvalho;
- Cedro;
- Pinho verde ( se for pinho seco e não tratado pode dar á vontade, nas lojas de bricolage existe );
- Eucalipto;
- Toranja;
- Limão;
- Noz ;
- Madeiras com colas e/ou resinas, são altamente tóxicas.

A chinchila é um animal muito energético e assim precisa de ser solta para pular á vontade, mesmo que tenha uma gaiola muito grande, deve soltar todos os dias, pelo menos 20 a 30minutos a sua chinchila.
Durante verão, se estiver muito calor, solte a sua chinchila apenas 5minutos para ela esticar as pernas ou então evite de todo solta-la.
Nos primeiros passeios, sente-se no chão e deixe a sua chinchila andar a explorar, pois elas fazem um reconhecimento do local, fazendo um mapa na cabeça para não se perderem, depois deixe aproximar-se de si e cheira-lo/a e pular para o seu colo. Não tente agarrar logo na sua chinchila, pois a maior parte delas deteste ser agarrada e principalmente que a agarrem por cima, pois é assim que os predadores no meio ambiente natural as caçam, se a agarrar por cima a tendência da chinchila é fugir o mais rápido possível.
Na altura de a soltar, escolha um sitio onde possa vigiar constantemente a sua chinchila.Um dos sítios mais usuais é a casa de banho, se a soltar aí, atenção a tampa da sanita que deve estar fechada, piso molhado que deve ser bem seco, produtos químicos, fios eléctricos, sítios onde a chinchila se possa esconder como móveis sem fundo, as partes traseira da sanita e do bidé. Pode soltar a sua chinchila também no corredor ou no hall de entrada de sua casa.
Existe também uma bola, como as que há para os hamster, mas de maiores dimensões (cerca de 40cm de diâmetro) para as chinchilas andarem pela casa livremente, atenção ao tempo que elas andam dentro da bola e á ventilação, o tempo máximo de cada passeio é de 10minutos, mas é preferível soltar a chinchila e deixa-la andar livremente Atenção pois a chinchila durante o seu passeio irá defecar algumas vezes e também urinar.
As chinchilas produzem cerca de 50 a 60 caganitas por dia.No inverno os passeios podem ser maiores, pois está mais fresco, 45minutos para poder brincar com a sua chinchila e interagir com ela é muito bom, pois reforça os laços criados entre os dois. No verão os passeios têm de ser mais curtos, pois está mais calor, 10/20minutos diários e mal note que a sua chinchila fica com as orelhas muito vermelhas e com as veias salientes, deve coloca-la de volta na gaiola. Atenção, solte apenas a sua chinchila, depois de anoitecer e ficar mais fresco.Atenção com o calor, pois as chinchilas sofrem muito com o calor, pois não transpiram, a temperatura máxima para uma chinchila é cerca de 26º Graus Célsius. O frio não é problema para elas pois vêem dos Andes e possuem um bom casaco de peles. No verão para refrescar a sua chinchila aconselho á colocação de uma pedra mármore, de modo a que ela se possa lá deitar e assim refrescar-se ou então mosaicos.

Atenção, se tiver outros animais em sua casa, como gatos, cães, furões, tenha atenção, quando soltar a sua chinchila evite que eles andem juntos pois os gatos e furões são considerados predadores e a chinchila presa. Se a chinchila estiver na gaiola, atenção também, pois num piscar de olhos pode acontecer o inevitável.

As chinchilas são animais que com a devida higiene não cheiram mal, e adaptam-se bastante bem aos horários dos donos, principalmente se os mesmos brincarem com elas.

Na gaiola as chinchilas também precisam de se entreter, então o melhor é comprar brinquedos para chinchilas de madeira para roer ou fabrica-los você mesmo, pedacinhos de pinho não tratado, rolos de papel higiénico/cozinha desde que não sejam pintados, cartão normal, não colado e sem substancias tóxicas, roda (atenção na escolha da roda, pois tem de ser tapada, não pode ter rede pois as chinchilas podem ficar lá presas e partir uma pata e não devem ter ferros de lado. Existem no mercado algumas rodas para chinchilas, mas o passeio diário é melhor que qualquer roda. Existe uma roda própria para chinchilas chamada flying saucer, mas tem de ser material importado pois em Portugal não existe á venda). Tenha atenção também as alturas em que coloca a sua chinchila, pois elas não têm vertigens e pode mandar-se de um sitio alto para o chão e magoarem-se.








(Exemplo de uma roda para chinchilas á venda em portugal )

Texto escrito por: Rúben Mexia

Editado dia: 21/11/09

14 comentários:

  1. Me ajudou muito, obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  2. vcs vendem a chinchila o comedouro bebedouro e os brinquedos tudo? to querendo um macho com a gaiola.
    aonde vcs tr5abalham fale comigo pelo email
    laryssatortato@hotmail.com ou laryssat.tortato@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. legal mais eu não tenho uma chinchila :\

    ResponderEliminar
  4. ando a procura de uma gaiola maior para a minha chinchila, onde posso encontrar a gaiola da foto?? era mesmo assim que eu queria...

    ResponderEliminar
  5. voces compram chicnhilas?eu tenho um macho para vender 35 euros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Tenho minha chinchila há 2 anos, é um macho. Como neste ano fez muito calor aqui e a gaiola dela fica e local quente à tarde (a gaiola é muito grande, difícil de removê-la) decidi levar minha chinchila comigo no trabalho, no ar condicionado. No começo ele brincou, correu, pulou... mas depois ficou abatida, parada, mal se mexia. Não sei o que fez mal a ela, agora só dorme, fica parada, deita de lado. Será que você pode me ajudar? Não sei o que faço. Ficarei muito grata se puder me ajudar. Obrigada.

      Eliminar
  6. meu numero se quiser comprar me mandem me email.. mendes-091@hotmail.com sou do porto

    ResponderEliminar
  7. gostaria que me podesse indicar algumas lojas online onde eu possa adquirir acessorios para a chinchila

    ResponderEliminar
  8. Olá gostaria de adotar uma chinchila se alguém tiver contacte carneiro_leal@sapo.pt
    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Olá, tenho uma chinchilla macho com 3 aninhos. Gostava de lhe arranjar uma amiga. Se alguém lhe quiser oferecer uma menina entrem em contacto comigo, 91 0689908 ou 91 2181114. Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Olá, tenho uma chinchilla macho com 3 aninhos. Gostava de lhe arranjar uma amiga. Se alguém lhe quiser oferecer uma menina entrem em contacto comigo, 91 0689908 ou 91 2181114. Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho uma chinchila femea, ela tem 15 anos, ta velhinha, de um tempo pra ca notamos que ela esta emagrecendo muito e frequentemente pedindo comida, porém quando damos, ela morde um pouco, joga fora e pede mais. Observando isso, cheguei a conclusao que ela n ta conseguindo roer e conseguentemente comer, ja que os alimentos em geral são duros, passei a umidece -los com agua, mas to preocupada, pq parece que ela n ta comendo mesmo assim. Nao sei o fazer, por favor me ajudem!!!!!!!!

    Me puderem me responder por email, to desesperada : carolina.ccs@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. oi tenho uma chinchila mas ta muito frio o que devo fazer pra ela se esquentar

    ResponderEliminar